Notícias:

Associção dá novo destino para as garrafas pet em Juiz de Fora
Quinta-feira - 06 de Novembro de 2008 às 17:48 hs

JUIZ DE FORA - As garrafas pet representaram uma revolução para as indústrias de bebida. Mas hoje são um problema para o meio ambiente porque demoram anos para se decompor. O jeito é reaproveitar esse material com soluções criativas. Como a confecção de móveis e de objetos de utilidade doméstica.

O nome é complicado, politereftalato de etila, mas o material todo mundo conhece, o plástico pet. Moldável, resistente, tornou-se a principal embalagem para os refrigerantes. O problema é que a garrafa é descartável, ou seja, quase tudo é jogado no lixo.

Apesar de ser totalmente reciclável, a garrafa pet ainda representa 20% do lixo das grandes cidades. Mas idéias criativas podem mudar essa realidade. Garrafas pet podem virar, por exemplo, pufs confortáveis e decorativos.

O trabalho, totalmente artesanal, é feito pela associação Lixart. O artesão Reginaldo Barbosa, mais conhecido como “Bulu”, foi quem criou o grupo. Hoje conta com a ajuda de vários jovens da comunidade onde mora.

Para fazer um puf, são usadas em média 32 garrafas. Eles cortam, colocam uma dentro da outra, colam com a fita plástica e, para finalizar, cobrem com uma capa.

Os pufs são vendidos em uma loja, no Mercado Municipal, e custam entre R$25 e R$30. Cinqüenta por cento desse valor vão para cobrir as despesas e os investimentos feitos pela associação. O restante é dividido entre os associados.

Outro objeto muito útil e ecologicamente correto é a vassoura de plástico pet. O fabricante garante, a durabilidade é três vezes maior que a de uma vassoura de piaçava e ainda reaproveita milhares de garrafas.

Para por em prática a idéia, o artesão Alvair da Silveira contou com a parceria de um serralheiro, que fez todo o equipamento. O primeiro passo é cortar as garrafas em tiras bem fininhas. Depois elas são enroladas em um quadrado de ferro. Os fios de pet vão para a prensa onde são presos à base de madeira. Basta o cabo e está pronta a vassoura amiga da natureza. A idéia deu tão certo, que Alvair até montou um curso.

A associação Lixart fica na Rua da Esperança, na Vila Olavo Costa, em Juiz de Fora.

Fonte: http://megaminas.globo.com/noticias.asp?varcPassos=exibir&inteNoticiaID=120383

Leia também...

Mais de 30 mil garrafas pet viram decoração de Natal em Araxá, MG.
Camisa da Copa é feita com garrafas PET
Minas não recicla garrafas PET
A estilista dos fios de garrafa pet
Pastor constroi igreja utilizando 10 mil garrafas pet

Voltar Topo Home

Atenção: Nossa empresa está registrada no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas - CNPJ, portanto emitimos Nota Fiscal. Várias prefeituras já aderiram a esta ideia. Faça parte deste grupo você também!!!
Este site aceita pagamentos com Visa, MasterCard, Diners, American Express, Hipercard,
Aura, Bradesco, Itaú, Unibanco, Banco do Brasil, Banco Real, saldo em conta PagSeguro e boleto.

Vassoura PET - Amiga da Natureza.
© Copyright 2008/2018 - Todos os direitos reservados.
E-mail: alvairsilveira@gmail.com - Telefone: (32) 3212-5526 (Sr. Alvair, após as 18:00 hs).